De Forma Artesanal

A produção de alimentos, de forma artesanal, é uma arte de grande importância econômica, social e cultural para os produtores de Minas Gerais e de todo o Brasil. Constitui uma oportunidade de transformação voltado para o auto consumo da família, em uma atividade economicamente rentável, diversificando a ocupação da mão-de-obra familiar e criando oportunidades de aumento de renda.

A agroindústria artesanal é reconhecidamente um segmento de grande importância para a economia mineira e brasileira, além de um forte elemento de divulgação das tradições da cultura de Minas.

Para que a NANNI´S BACKSTUBE fosse inserida neste mercado, em condições de competitividade, foi necessário obedecer alguns comportamentos desejáveis numa visão do negocio, levando-se em conta a preparação de forma a atender as exigências dos clientes. Isso implicou em garantir a disponibilidade de produtos com qualidade e regularidade.

A seguir, normas e comportamentos obedecidos rigorosamente:
– produção e/ou aquisição de matéria-prima com qualidade;
– infra-estrutura adequada de processamento;
– mão-de-obra qualificada;
– processos tecnológicos ajustados aos princípios da microbiologia;
– comercialização de produtos com padrão de qualidade sanitária adequada;
– noções de gestão empresarial, conhecimento gerencial e habilidades comerciais;
– visão de negócio.

A garantia da qualidade dos produtos fabricados artesanalmente é, atualmente, um anseio e uma exigência por parte dos clientes. E, para tal, a qualidade pode ser avaliada, levando-se em consideração os seguintes três aspectos;

1) qualidade sensorial, que engloba características da aparência, cor, sabor e textura;
2) qualidade higiênico-sanitária, que contempla a sanidade microbiológica e toxicológica do produto;

3) qualidade nutricional, que se refere ao teor de nutrientes do alimento.
Os produtos da NANNI´S BACKSTUBE, não contêm aditivos químicos e/ou conservantes, tendo em vista que são artesanais, e, com isso, são exigidos maiores cuidados, redobrados, na sua produção, objetivando evitar contaminações nocivas à saúde do cliente, e assegurando, também, uma maior durabilidade dos produtos.

Todos os funcionários da NANNI´S BACKSTUBE, envolvidos no processamento de alimentos, conhecem e adotam as boas práticas de fabricação, como forma de garantir uma segura produção de alimentos, atendendo assim, às normas higiênicos-sanitárias e de qualidade.
Essas práticas estão relacionadas com:
– cuidados pessoais dos manipuladores;
– local, equipamentos e utensílios utilizados;
– matéria-prima;
– procedimentos de produção – tecnologias utilizadas;
– embalagem, armazenamento e transporte dos produtos fabricados.
A Nanni possui, em seu currículo, diversos cursos relacionados ao assunto acima, ministrados por diversas empresas e órgãos públicos do gênero, com destaque para o CETEC-MG, SEBRAE, NUTRICOOP, MÃO-DE-MINAS, CENTRO CAPE E PREFEITURAS DE BELO HORIZONTE E DE NOVA LIMA. Com isso, adquiriu o seu importante e necessário diploma de “RT” – Responsável Técnico na produção e manipulação de alimentos.​
de-forma-artesanal-02